sábado, 17 de janeiro de 2009

Testes Escritos


A falácia dos testes escritos no ensino.

Os testes escritos são só um assimilar e despejar de conhecimentos que na maioria das vezes nem são úteis.

É como nos darem um saco de batatas para levar para casa, é útil no imediato, fornece o jantar, mas não nos ensinaram a plantar e colher as batatas por nós próprios, por isso não é útil para a vida. Os testes são isto mesmo conhecimento imediato que até varia com o estado emocional, basta estarmos alegres para conseguirmos estudar bem e até termos boa nota, se estivermos sobre stress e/ou deprimidos então é mais complicado estudar e o teste geralmente corre pior(sem que tenha em conta o facto de, à partida, dominarmos ou não o tema). Não nos fazem pensar apenas nos pedem que saibamos a matéria X ás horas Y, depois disso já nem interessa.

Então porquê a mesma formula de avaliação à tantos anos?

Sei lá, e duvido que eles saibam porque é que mantêm este tipo de avaliação, provavelmente não sabem nada de nada e querem apenas justificar a posição que têm com balelas (des)educativas.

"A educação moral não é encher a pessoa de conhecimentos que não tinha,
Mas promover-lhe o raciocínio moral" Kolbergh

1 comentário:

sara disse...

Como sempre, uma boa capacidade critica.
"Não nos fazem pensar apenas nos pedem que saibamos a matéria X ás horas Y, depois disso já nem interessa." só isto, diz logo tudo! Seria, então, de esperar que, como antigos alunos que já foram, percebessem que é necessário fazer algumas alterações no ensino. Até lá, teremos de continuar a decoar matérias para esquecer e deixar de parte a aprendizagem...lamentávelmente...
bjx e boas férias!!*