
Desde o momento em que nascemos procuramos ser perfeitos, de inicio porque estamos pre-dispostos geneticamente a adquirir o máximo de capacidades psico-motoras possíveis para assim sobrevivermos, mais tarde porque adquirimos o nosso "eu" social e necessitamos de nos impor entre os 6 mil milhões de humanos por esse mundo fora.
Ora o que fazemos na procura da perfeição? Primeiro e antes de mais procuramos ser supra-sociais, conhecendo tudo e todos em nosso redor, tanto para nos sentirmos "superiores" em termos territoriais como para podermos alargar o nosso leque comparativo. Ao termos objectos de comparações (pessoas), criamos uma sensação de competição em que temos de ser superiores, primeiro em termos estéticos e depois em termos objectivos (carreira), criamos um alter-ego que não é a nossa pessoa verdadeira, apenas um ser criado a partir da pressão de sobrevivência da especie, um ser que se vê perfeito e superior.
Então e qual é a piada de sermos perfeitos???
- Sou o mais belo
- Sou o mais inteligente
- Sou o mais bem constituido
- Sou o mais isto
- Sou o mais aquilo
E agora o que vou fazer da minha vida, que já alcancei tudo e todos?
Morrer.
Qual é a imperfeição da perfeição? Qual é a piada de alguém perfeito? Qual é o objectivo de alguém perfeito?
Não te aperfeiçoas, não tens piada e não tens objectivo.
Estás pronto para morrer e partir desta para melhor, para reproduzir e desaparecer, por isso quando me perguntarem se são perfeitos não se admirem que eu responda "não" e o faça para vos elogiar, porque se fossem perfeitos, não vos ligava nenhuma.