terça-feira, 17 de março de 2009

A Observar a População III


Ao observar a população, desta vez, através da televisão durante o programa Opinião Pública da SIC notícias, reparei na vasta ignorância e incoerência da maioria das pessoas que participaram na discussão.

Antes de mais e para que não haja qualquer confusão, o tema da discussão era a étnia cigana, e o que pensava então a população deste país. Começou por abrir com a discussão entre a pivô e um homem que participou em prol dos direitos de igualdade entre os portugueses e as pessoas de étnia cigana. Depois de uma troca de ideias formal e básica abriram o tópico de discussão em três frentes, uma, através rede telefónica, outra através de uma sondagem por sms e uma final através de mensagens enviadas igualmente por sms.

Ora bem, em primeira instância os comentários estavam calmos e acessíveis, até que a bola de neve se foi formando e aí o tom de ligeireza se dissipou, entre parasitas, usaram-se palavras como vermes e ladrões. No "chat" por sms falava-se à "toa", já que o anonimato protege qualquer um de sofrer consequências, e então conseguia ler-se de tudo e mais algo. Infelizmente facilmente conclui que a taxa de xenofobia neste país é assustadoramente grande, eu achava que era mais ou menos controlada, mas a discriminação demonstrada hoje pelo povo português só mostra que de facto este país encontra-se cerca de 300 anos atrás dos países civilizados.

Okay, só para finalizar queria dar o último toque e mostrar que a discriminação é aliada da incoerência, na sondagem que tinha referido antes a pergunta era a seguinte:

"Acha que a populção cigana é discriminada?"
16% - Sim
84% - Não


Com tudo isto referido, nem se quer dei a minha opinião à cerca do tópico, e porquê? Porque apesar de já ter convivido com pessoas de étnia cigana no passado, não creio correcto tratar-se de um assunto delicado como este com tanta abertura e facilidade, pois vai abrir feridas e contagiar as florezinhas de estufas com meia dúzia de palavras acessiveis, lavagem cerebral é gratuita e fácil, normalmente nem demora muito tempo.

Com isto deixem-me só concluir com um ditadto hiper-mega-cliché mas apropriado:

Quem tem telhados de vidro não atira pedras ao vizinho

Sem comentários: